Coaching Psico-espiritual Integrado

CAPITAL ESPIRITUAL: UM NOVO MODELO EMPRESARIAL

       Quando se fala em Capital Espiritual, a primeira coisa que se sujeita a vir no pensamento das pessoas é uma empresa onde os funcionários ficam meditando, usando velas e incensos. Nada disto! Capital Espiritual é um novo modelo empresarial que trabalha a consciência dos colaboradores. O que mede a competência profissional de alguém? Até a alguns anos, media-se a inteligência pelo QI (quociente de inteligência), que é a capacidade da pessoa em aprender, memorizar, raciocinar com rapidez e lógica. Os profissionais daquele tempo eram selecionados pelo QI e pelo currículo que apresentavam às empresas. Entretanto, muitos destes superdotados em conhecimento não sabiem se relacionar bem com os outros. Muitos não gostavam de trabalhar em equipe, não acatavam ordens dos superiores e eram difíceis de lidar.


© coachingpsicoespiritual.com.br - Todos os direitos reservados

CONTATOS: (41) 3013-7997  9663-7959  8426-8265 3029-7700 -  E-mail: dracristinasuss@gmail.com  - Curitiba/Paraná

Abrindo caminhos para sua prosperidade material e espiritual

        No final desta fase, cerca de 87% das empresas preferiram demitir este tipo de funcionário, abrindo mão de profissionais competentes por questões comportamentais. No início da década de 90, surgiu o QE (Quociente Emocional) ou inteligência emocional, como parâmetro para selecionar profissionais. O QE é a habilidade de perceber emoções, acessar e gerar emoções para auxiliar os pensamentos, entender emoções e, efetivamente, regular emoções para promover crescimento intelectual e emocional. Na realidade as empresas estavam procurando pessoas mais dóceis, mais sociáveis e que se entrosavam melhor com os colegas de trabalho.


         Atualmente, além de competência intelectual e emocional, as maiores e mais conceituadas empresas do mundo vêm selecionando os seus colaboradores através do conceito de QS (Quociente Espiritual), ou Inteligência Espiritual. Assim, o termo “capital espiritual” é definido como a quantidade de conhecimento e habilidades espirituais disponíveis a um indivíduo ou cultura, aplicando-se aqui espiritual como a percepção de uma organização ou pessoa sobre por que ela existe, o que deseja fazer e qual a sua responsabilidade (princípios, valores e propósitos). Na realidade, uma empresa com alto capital espiritual é aquela que empresa colaboradores com QS elevado. Pessoas mais fáceis de lidar, com capacidade de perdoar o próximo, comprometidas verdadeiramente com o trabalho, com uma consciência global mais abrangente, ecologicamente comprometida e com visão espiritual que corresponde aos princípios divinos.